domingo, 13 de setembro de 2009

ESPERO EM 2010...

Eu espero que seja um ano bem melhor do que este que ainda estamos. Espero que as pessoas mudem, se comportem melhor, tenham mais Deus no coração... que um ajude o outro sem querer nada em troca.. que as pessoas tenham consiencia do aquecimento global e faça algo para melhorar. Espero que 2010 seja um ano maravilhoso para todos e não só para os que tem o poder.

DICIPLINA DE ÉTICA

Na diciplina de ética aprendi varias coisas como:
*como ser ético
*pude aprender mais sobre população
*como se utilizar a moral
* diferenças na nossa sociedade
*e principaumente responsabilidade
e muito mais coisas eu estou adorano nos conteudos de ética

DIFERENÇAS EM NOSSA SOCIEDADE

Não é fácil lidarmos com a diferença. Diferença entre irmãos, entre colegas de trabalo, entre vizinhos, enfim... D I F E R E N Ç A S !!!!!!E eu convivo diariamente com a diferença. Até já aprendi a suportá-la, pois se eu não posso combatê-la, eu tenho que pelo menos aceitá-la.

ADMIRAR AS DIFERENÇAS

Não suportar as diferenças, mas tentar aproveitar delas, admirá-las, como tão freqüentemente fazemos com exemplos dos reinos Vegetal e Mineral, e certamente, de outras espécies do Reino Animal. É verdade, não é nada fácil para nós. Uma lei da Psicologia Social diz que nós gostamos de quem compartilha com nossos valores e interesses,e desgostamos de quem não tem a famosa "química" conosco. Nossos valores refletem nossa identidade, e quando eles são ameaçados ou questionados, sentimo-nos desafiados em nosso íntimo. O perigo dessa lei nas organizações é se passar da heterogeneidade para a homogeneidade de idéias,pensamentos, visões e, logo, se terá uma tremenda dificuldade organizacional de se enfrentar as mudanças no ambiente. Não podemos vetar essa lei.Ela está gravada em nosso DNA. Entretanto, podemos fazer um esforço consciente de avaliar as opiniões e propostas de nossos semelhantes, isolando as diferenças de "química" pessoal e procurando o valor intrínseco do que ouvimos ou lemos."

QUEM SÃO OS DIFERENTES EM NOSSA SOCIEDADE ?


Todos nós somos diferentes uns dos outros, mais o "diferentes" nesse caso se refere a cultura o modo de viver. Nesse caso temos varios exemplos como:

- Os mendigos

-Os 'EMOS'

-Os punks

-Os indigenas

- Os mulçumanos

CONSUMO RESPONSÁVEL X CONSUMO CONSCIENTE

Consumo responsável significa adquirir produtos éticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.Isto pode ser feito através das maneiras:
compras corretas — favorecendo produtos eticamente corretos e realizar negociações baseadas em princípios no bem comum, e não só na satisfação de interesses individuais, permitindo a negociação para o interesse próprio apenas para perpetuar algum bem comum além deste interesse.
boicotes morais — a compras e negociações que vão de encontro à proposta anterior.
Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Responsabilidade social é um conceito, segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afectadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar os seus resultados. A idéia de responsabilidade social incorporada aos negócios é. portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior pressão por transparência nos negócios, empresas se vêem forçadas a adotar uma postura mais responsável em suas ações.

ATITUDES POSITIVAS


ATITUDES POSITIVAS


· São as suas atitudes e não as suas habilidades quedeterminam a sua altitude.
· Você se torna bem sucedido ao ajudar outras pessoasa serem bem-sucedidas.
· Oportunidades nunca são perdidas: elas simplesmentesão achadas por outras pessoas.
· Ter idéias é uma coisa, porém aquilo que você faz com assuas idéias é uma coisa totalmente diferente.
· Busque a paz interior.
· Perdão substitui a amargura.
· Camadas de ressentimento sepultam a alegria.
· Não se renda à auto-piedade.
· Substitua negativos com positivos.
· Deixe que a verdade tome o seu lugar.
· Faça de uma maneira eficiente aquilo que tem que ser feito.
· Oração permite você falar com Deus.Meditação permite que Deus fale com você.
· A sua mente trabalha muito melhor quando está aberta.
· Alvos sem uma data limite são apenas boas intenções.
· Enfrente os seus problemas e lide com eles.

LIDERANÇA

Liderança é definida como: uma forma de dominação, ou controle, baseada no prestígio e aceito pelo dirigido. Mas, com a evolução das teorias que estudam a liderança, levando-se em consideração as situações, a figura do líder, e mesmo as relações entre líder e liderados, este conceito vem mudando e liderança passa a ser não apenas dominação ou controle, mas um papel assumido, conscientemente ou não, pela pessoa do líder.
A liderança pode funcionar de duas formas: ela pode ser uma autoridade delegada, quando o líder é aquele que possui um cargo de liderança, mas não necessariamente lidera, ou influencia, sua equipe; ou a liderança pode ser uma autoridade natural, quando o líder é aquele que consegue influenciar ou direcionar a equipe sem, necessariamente, possuir um cargo de liderança.
A teoria que define os tipos de liderança de acordo com a personalidade e características do líder é chamada de Teoria dos Traços e foi a primeira a ser desenvolvida a esse respeito. Segundo ela existem os seguintes tipos de líder: o “líder executivo”, o “líder coercitivo”, o “líder distributivo”, o “líder educativo” e o “líder inspirador”. Mas, esta teoria se baseia no pressuposto de que a liderança é uma característica nata do líder. Ela não considera os aspectos referentes às diversas situações enfrentadas pelo líder e sua equipe, quando os variados tipos de liderança podem se suceder (o líder coercitivo, é sempre coercitivo, nunca será educativo, etc.).

CRIATIVIDADE

Um dos principais ‘combustíveis’ para a criatividade é a imaginação. Trata-se de um aspecto intrínseco ao ser humano que lhe possibilita trabalhar e combinar idéias e fatos conhecidos a fim de gerar novas idéias. A imaginação permite o indivíduo formar idéias abstratas e está intimamente associado a capacidade de criação.
Pessoas criativas têm níveis de consciência e atenção maior do que as demais. Isto dá a elas uma sensibilidade elevada, além de estarem sempre dispostas a enxergar novas possibilidades e buscar novas relações entre as coisas. Cabe ainda salientar que elas apresentam duas linhas de raciocínio: divergente e convergente.
As pessoas criativas:
* Têm um comportamento investigativo e colocam questões, buscando detalhamento nas respostas.
* Geram de muitas idéias, avaliando soluções alternativas.
* Buscam soluções inovadoras e até então não imaginadas.
* São ousados na busca de soluções.
* Têm facilidade abstrair e conceituar novas idéias.
Um indivíduo criativo possui padrões de comportamento, os quais podem ser identificados através de sua observação. Exemplos deles incluem:
* Curiosidade extrema;
* Persistência diante de obstáculos;
* Independência em suas atitudes;
* Tolerância a situações de ambigüidade e desordem;
* Desenvoltura e desembaraço na execução de atividades
* Determinação para explorar soluções alternativas;
* Capacidade de empreender longos esforços.

Os Dez mandamentos

YouTube - Dez mandamentos

REGRAS DE CONVIVÊNCIA

INSTRUÇÕES PARA TODA A VIDA

1. Leve em consideração que grandes amores e conquistas envolvem grande risco.
2. Quando você perde, não perca a lição.
3. Siga os três R's:
Respeito a si mesmo;
Respeito aos outros;
Responsabilidade por todas suas ações;
4. Lembre-se que não conseguir o que você quer é algumas vezes um grande lance de sorte.
5. Aprenda as regras de maneira a saber quebrá-las da maneira mais apropriada.
6. Não deixe uma disputa por questões menores ferir um grande amigo.
7. Quando você perceber que cometeu um erro, tome providências imediatas para corrigí-lo.
8. Passe algum tempo sozinho todos os dias.
9. Abra seus braços para mudanças, sem abrir mão de seus valores.
10. Lembre-se que o silêncio é algumas vezes a melhor resposta.
11. Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.
12. Uma atmosfera de amor em sua casa é o fundamento para sua vida.
13. Em discordâncias com entes queridos, trate apenas da situação corrente. Não levante questões passadas.
14. Compartilhe o seu conhecimento. Esta é uma maneira de alcançar a imortalidade.
15. Seja gentil com a terra.
16. Uma vez por ano, vá a algum lugar que você nunca esteve antes.
17. Lembre-se que o melhor relacionamento é aquele em que o amor mútuo excede o amor que cada um precisa do outro.
18. Julgue o seu sucesso por aquilo que você teve que abrir mão para consegui-lo.
19. Entregue-se total e irrestritamente ao amor e a cozinha.
20. Valorize o amor, a amizade, a saúde, mais que o dinheiro.

POPULAÇÃO X POLITICA X POLITICO

Infelizmente, por falta de informação, a população confunde POLÍTICA e POLÍTICOS. A POLÍTICA é fundamental para o desenvolvimento de uma nação, mas os POLÍTICOS da atualidade não cumprem o objetivo magno da política que é o bem comum e estão substituindo-o pelo bem individual, isto é, o bem dos seus próprios bolsos. Se todos os brasileiros se informassem melhor, veriam a importância que tem a nossa influência no cenário político brasileiro e que como cidadãos deveríamos participar mais mas, lamentavelmente, somos uma nação despolitizada e quem só ganha com isso são eles, que estão à frente do poder político da nossa República, ou seja, do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e lucrando cada vez mais comuma sociedade desinformada e despolitizada.

Moral

Moral :significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.Para o Direito Moral é um conjunto de regras no convivio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras juridicas. O campo da moral é mais amplo. A semelhança que o Direito tem com a Moral é que ambas são formas de controle social.

Há uma classificação a respeito do conceito da moral.

Moral natural X Moral positiva:
* moral autônoma
* ética superior dos sistemas religiosos
* moral social

Moral natural: não é criação humana e advém do conceito de bem preexistente a qualquer idéia de tempo e local. Não se refere a determinado povo ou localidade, mas sim a toda a raça humana de forma genérica, é uma concepção retirada da própria natureza.

Moral positiva: é explicada por suas três vertentes, a seguir expostas:
- Moral autônoma: é a concepção do conceito de bem individualizada à consciência de cada indivíduo. É uma moral separada de quaisquer influências externas. É interna a cada pessoa, tendo sua vontade livre.

- Ética superior dos sistemas religiosos: é a concepção de bem repassada nas doutrinas religiosas. O fiel que confirma sua fé age com autonomia e liberdade. Contudo, se a doutrina apresentar imperfeições sistêmicas, relacionadas à lógica, podem surgir conflitos com a consciência individual e nesse sentido a ética superior atua para que os preceitos religiosos sejam obedecidos por uma força superior e não exclusivamente pela vontade livre do indivíduo.

- Moral social: conjunto de princípios e critérios que orientam a vida social de um povo, em uma determinada época e local. Vale dizer que esse moral não é fruto de uma consciência individual, mas de acordo com valores eleitos por uma sociedade.

sábado, 12 de setembro de 2009

Ética


Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral.Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo - sociedade.
Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade,bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente "ética" e "moral" são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.


Importancia da ética.Antigamente,moral e ética eram transmitidas às novas gerações pelas classes dominantes, pela aristocracia, pelos intelectuais, escritores e artistas. Era uma época em que os nobres eram nobres, exemplos a ser seguidos por todos. Hoje isso mudou. Nossas lideranças políticas, acadêmicas e empresariais não mais se preocupam em transmitir valores morais às futuras gerações. Não existe mais o noblesse oblige, a obrigação dos nobres, como antigamente. Poetas até enaltecem os nossos "heróis sem caráter".

Empreendedorismo social

Empreendedor social é um "indivíduo com experiência na área social, desenvolvimento comunitário ou de negócios, que persegue uma visão de empoderamento econômico através da criação de empreendimentos sociais voltados para prover oportunidades àqueles que estão à margem ou fora da economia de um país".


Empreendedores sociais são como empresários nos métodos que eles utilizam, mas eles são motivados por objetivos sociais ao invés de benefícios materiais... Sua grande habilidade é que eles, com freqüência, fazem as coisas a partir de quase nada, criando formas inovadoras de promoção de bem estar, saúde, habitação, que são tanto de baixo custo, quanto efetivas secomparadas aos serviços governamentais tradicionais.


Empreendedores sociais são executivos do setor sem fins lucrativos que prestam maior atenção às forças do mercado sem perder de vista suas missões (sociais) e são orientados por um propósito duplo: empreender projetos que funcionam e são disponíveis às pessoas e se tornar menos dependentes do governo e da caridade.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

3 RS






REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
O que é a regra dos 3 Rs?




"R" de Reduzir



O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é sem dúvida reduzir o que consumimos. Consumir não é necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais não precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando "tranqueiras" quando um belo dia decidimos renovar tudo (principalmente na passagem do ano, não é?) e jogamos todas as nossas "tranqueiras" fora.
Uma outra forma que aumentamos o lixo de casa sem muitas vezes perceber é comprando produtos revestidos com muitas embalagens que no final jogamos fora, ou com embalagens não-recicláveis, por exemplo o isopor.
Então por que não pensamos um pouquinho mais quando fazemos compra, se realmente precisamos das coisas que compramos, pois além de diminuir o lixo, muitas vezes estaremos economizando!

"R" de Reutilizar



Após pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Podemos reaproveitar os potes de sorvete para guardar comida, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal, por exemplo papel machê. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaríamos diminuindo o lixo de casa.


"R" de Reciclar



Após evitar consumir coisas desnecessárias, reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma técnica diferente.
A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.
A lata de alumínio é um exemplo do dia-a-dia de qualquer um, pois vemos que mal acabamos de tomar o refrigerante e já tem alguém interessado na latinha. Isso porque o Brasil é o número 1 em reciclagem de latinhas, e o valor do alumínio é bem atraente para aqueles que não possuem outra fonte de renda.

sábado, 4 de julho de 2009

ATIVIDADES ECON"OMICAS

As Atividades Econômicas

Podemos classificar as atividades econômicas em:

, _ Secundárias: Industriais e de construção civil;
_ Terciárias: Comércio, serviços e administração pública; _ Urbanas; _ Primárias ou rurais: Agrícolas, garimpo, pesca artesanal.

Atualmente, com os modernos sistemas de transportes e de comunicações, ampliaram-se a industrialização e a oferta de serviços no campo. Nas modernas agroindústrias, as atividades industriais e de serviços empregam mais pessoas do que as atividades agrícolas ou primarias. O setor Industria, ou secundário também vem sofrendo modificações. Até o fim dos anos 1970 e começo dos anos 1980, a maioria dos trabalhadores da industria trabalhavam em linhas de montagem, realizando tarefas mecânicas e repetitivas. Atualmente, as linhas de montagem dessas indústrias tem elevados índices de robotização e informatização da produção, utilizando numero reduzido de trabalhadores. As atividades terciárias empregam um numero crescente de trabalhadores. Assim, a maioria dos empregados das industrias de ponta estão prestando serviços. As atividades econômicas são então agrupadas em três ramos: agropecuárias, industria e serviços. As condições econômicas refletidas na distribuição da mão-de-obra por atividade econômica, salvo em condições excepcionais, como em áreas desértica e montanhosas, devem ser analisadas sempre tendo como base a agropecuária. A modernização da agropecuária é induzida por vários fatores: processo de industrialização-urbanizaçao, competitividade no setor exportação, concorrência de produtos importados, necessidade de preservação das condições ecológicas e de utilização racional dos recursos naturais _ desenvolvimento sustentável.

VEGETA;'OES DO MUNDO

VEGETAÇÃO MUNDIAL
A composição dinâmica da biosfera produz diferentes vegetações, climas, relevos entre outros, dessa forma as paisagens naturais variam de grandes florestas tropicais a desertos, montanhas e imensas geleiras. Para a consolidação dos mais variados tipos de vegetações existentes no mundo é preciso que haja a interação entre os elementos naturais (clima, solo, relevo, vegetação e energia). Isso fica evidente quando notamos as regiões com predominância de clima quente e chuvoso, que deriva grandes
florestas tropicais com enorme umidade e precipitação. Já nos lugares de climas áridos, semi-áridos e desérticos a composição de vegetação é muito diferente, pois as plantas e os animais são adaptados às condições adversas, como a falta de água e alimento. Nas paisagens naturais o que mais se destacam visualmente são as vegetações.

















Floresta pluvial tropical: essas se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.


Floresta Temperada: essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias.






Florestas de coníferas: essa vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros.










Tundra: se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.








Savana: esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália.























Estepe e p;radarias: são compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho).


Vegetação desértica: são áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.

TIPOS DE RELEVOS

Formas de relevo

A superfície terrestre é composta por irregularidades, apresenta-se de formas diferentes em todo o planeta, essas modificações são causadas especialmente pelos agentes modeladores do relevo que agem internamente (interior da Terra) ou externamente (fora do interior da Terra). O relevo pode ser definido como o conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre. No mundo, existem diversos tipos de relevo, porém os principais são: as planícies, os planaltos, as depressões e as montanhas.

As planícies

correspondem às superfícies relativamente planas. Ocorrem fundamentalmente por meio de acumulação de sedimentos, sendo lugares desprovidos de grandes processos erosivos. Podem ser formadas quando há o acumulo de sedimentos, transportados por rios; nesse caso a planície é do tipo aluvial. Quando a planície é formada por sedimentos oriundos do transporte de águas marítimas, é denominada de planície do tipo costeira. Quando um lago é soterrado, a planície é denominada de lacustres. E por fim, no caso de transporte de sedimentos por meio dos ventos, a planície é do tipo eólica.

Os planaltos

apresentam configuração de superfície ondulada ou topografia acidentada. Em áreas de relevo do tipo planalto, as altitudes não ultrapassam os 300 metros acima do nível do mar. A formação dos planaltos possui duas origens: sedimentar ou cristalina. Esse tipo de relevo passa por constantes processos erosivos.
As depressões correspondem a um tipo de relevo que possui superfície localizada abaixo das áreas vizinhas ou ao redor. Existem dois tipos de depressão: absoluta ou relativa.

As depressões do tipo absoluta

são aquelas que estão abaixo do nível do mar, e as planícies relativas, são aquelas que estão acima do nível do mar.

Cadeias de montanhas:

são formadas por um conjunto de montanhas que se encontram aglomeradas em uma região. As mesmas possuem grandes altitudes, bem superiores em relação aos outros tipos de relevos continentais, além de serem bastante acidentadas com encostas íngremes. Em razão dessa característica, as cadeias de montanhas sofrem frequentemente com os processos erosivos proporcionados pela ação do vento, água e gelo. As cadeias de montanhas ou cordilheiras abastecem de sedimentos as áreas ao seu redor.

TIPOS DE POLUI;'AO












Poluição do Solo






A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias, quando, no final de um agradável dia de Verão passado à beira-mar, regressam às suas casas mas deixaram os restos e os lixos na areia.



Poluição da Água



A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
- pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;

- pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
- pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;


- pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo;
- pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
- pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;
- pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.








Poluição do Ar




Existem diferentes causas de contaminação do ar:
- o fumo que sai pelas chaminés das fábricas;

- o fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte;
- a incineração dos lixos a céu aberto ( quer dizer, queimar lixos);
- o uso, em demasia, de insecticidas e outros sprays (desodorizantes, desinfectantes do ambiente, etc);

A poluição do ar pode fazer com que o ar que tu respires te torne doente. Quando respiras ar poluído com frequência, as partículas presentes podem depositar- -se nos teus pulmões. A poluição do ar pode provocar dor de cabeça ou irritar a tua garganta e pode também fazer os teus olhos lacrimejarem e irritá-los.
A poluição do ar causa prejuízo às plantações e os animais também podem ficar doentes por causa dela.





Poluição Sonora



Vivemos rodeados de sons: pessoas que falam, máquinas e electrodomésticos que trabalham, a música de uma discoteca, automóveis que passam, crianças que brincam…
O aumento de ruídos no ambiente que nos rodeia provocou uma nova forma de poluição – a poluição sonora.
O barulho dos aviões que passam no ar.

O funcionamento de motos, automóveis, e outros veículos.

O ruído forte e incomodativo das perfuradoras mecânicas.







Poluição Luminosa


A poluição luminosa é provocada pelo desperdício de luz nocturna.
À noite, numa cidade, o céu fica menos estrelado do que numa aldeia.
Isso deve-se à iluminação artificial, muitas vezes utilizada de forma incorrecta e que gera uma outra forma de poluição - a poluição luminosa.
Em locais com muita luz nocturna, o céu fica coberto por uma enorme bolha luminosa, que nos impede de ver nitidamente as estrelas, luz essa tão forte que nos magoa a vista e nos faz ficar por vezes com dor de cabeça.


Há pessoas, que nas cidades, têm dificuldade em dormir porque uma grande quantidade de luz da rua ou do jardim do vizinho, lhes entra pela janela do quarto e se torna incomodativa.

COLETA SELETIVA


COLETA SELETIVA

COMO IMPLANTAR A COLETA SELETIVA

Inicialmente é necessário a conscientização de todos para a busca de soluções para o grave problema. Isto é possível através de palestras, manual de Coleta Seletiva e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e a não poluição do meio ambiente.Na próxima fase, é necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material.Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.

SISTEMAS DE COLETA DE SELETIVA
Existem algumas formas de coletas de materiais recicláveis.O primeiro exemplo é o sistema de porta a porta onde os caminhões do serviço de limpeza passam recolhendo os materiais separados, como na coleta de lixo comum, mas em dias específicos.O segundo exemplo é através da entrega voluntária (PEV) em postos de coleta distribuídos pela cidade nas escolas, praças, supermercados, etc., onde a população entrega os materiais separados nos respectivos coletores.Hoje existem, também, empresas especializadas que retiram os materiais selecionados e encaminham para as usinas de reciclagens mediante contratos ou solicitações. Este método é mais adequado às empresas onde o volume de material é maior.



O PRIMEIRO PASSO.




A SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL DO NÃO RECICLÁVELNo cotidiano de nossas cidades, são produzidas milhares de toneladas de lixo. Há muito tempo este resíduo é um dos grandes problemas que o poder público e a sociedade tem enfrentado, buscando soluções que nem sempre atendem as necessidades. Razão disso a degradação do meio ambiente, tais como as contaminações de nossos rios, a poluição do ar, ruas sujas, proliferação de insetos, ratos, etc, causando doenças.A solução mais eficiente é a separação dos materiais recicláveis para o reaproveitamento, transformando o problema do lixo em solução econômica e social. Para que isto seja possível é preciso que todos participem colaborando com o programa de Coleta Seletiva.A Só Lixeiras faz a sua parte fabricando e comercializando a maior linha de coletores (lixeiras) para ambientes domésticos, comerciais, industriais e condomínios. Seguindo os padrões CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) a Só Lixeiras trabalha para que o resíduo seja separado na origem, facilitando todos os processos posteriores para a reciclagem. Desta forma, permite que toda empresa enquadrada no projeto de responsabilidade ambiental, atenda também as normas de qualidade ISO 14001.

COLETA SELETIVA
É a separação dos materiais que podem ser reciclados, na sua fonte geradora.





BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA

• Para 75 latas de aço, recicladas, preserva-se uma árvore que seria usada como carvão.• Para cada tonelada de papel reciclado, evita-se a derrubada de16 a 30 árvores adulta, em média.• A cada 100 toneladas de plástico reciclado, evita-se a extração de1 tonelada de petróleo e a economia em torno de 90% de energia.• 10% de vidro reciclado, economiza-se 4% de energia e reduz 10% no consumo de água.As vantagens da reciclagem são muitas mas acima de tudo, ela melhora a qualidade de vida, minimiza os efeitos da poluição no planeta, gera empregos e rendas, além de valorizar as empresas ambientalmente corretas.

MATERIAIS RECICLÁVEIS
Os principais materiais recicláveis são papeis, plásticos, vidro e metal.Todos deverão ser separados e colocados em coletores ou sacos plásticos de preferência na cor padrão de cada material conforme resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS
Lixo Orgânico ou Úmido - São restos de comidas, cascas de frutas e legumes, etc.Rejeitos - Lenços e guardanapos de papel, absorvente e papel higiênico, fraldas, papéis sujos, espelhos, cerâmicas, porcelanas, etc.Resíduos Especiais - Pilhas e baterias.Resíduos Hospitalar - Curativos, gazes, algodão, seringas, etc.Lixo Químico ou Tóxico - Embalagens de agrotóxico.

GUIA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E NÃO RECICLÁVEIS

PLÁSTICO - cor padrão vermelho

Reciclável :• Copos• Garrafas• Sacos/Sacolas• Frascos de produtos• Tampas• Potes• Canos e Tubos de PVC• Embalagens Pet(Refrigerantes, Suco,Óleo, Vinagre, etc.
Não Reciclável:• Tomadas• Cabos de Panelas• Adesivos• Espuma• Embalagens Metalizadas(Biscoitos e Salgadinhos)

METAL - Cor padrão amarelo

Reciclável :• Tampinhas de Garrafas• Latas• Enlatados• Panelas sem cabo• Ferragens• Arames• Chapas• Canos• Pregos• Cobre
Não Reciclável:• Clipes• Grampos• Esponja de Aço• Aerossóis• Latas de Tinta• Latas de Verniz,Solventes Químicos,Inseticídas

Papel - Cor padrão azul

Reciclável :• Jornais e Revistas• Listas Telefônicas• Papel Sulfite/Rascunho• Papel de Fax• Folhas de Caderno• Formulários de Computador• Caixas em Geral (ondulado)• Aparas de Papel• Fotocópias• Envelopes• Rascunhos• Cartazes Velhos
Não Reciclável:• Etiquetas Adesivas• Papel Carbono• Papel Celofane• Fita Crepe• Papéis Sanitários• Papéis Metalizados• Papéis Parafinados• Papéis Plastificados• Guardanapos• Bitucas de Cigarros• Fotografias

Vidro - Cor padrão verde

Reciclável :• Garrafas• Potes de Conservas• Embalagens• Frascos de Remédios• Copos• Cacos dos Produtos Citados• Pára-brisas
Não Reciclável:• Portas de Vidro• Espelhos• Boxes Temperados• Louças• Cerâmicas• Óculos• Pirex• Porcelanas• Vidros Especiais (tampa de forno e microondas)• Tubo de TV



















































O LIXO

Lixo

O lixo reúne uma grande variedade de resíduos de atividades humanas e de outras fontes.Seu destino conveniente constitui problema sanitário, de conforto e estético.
Amontoados de lixos lançados no solo, nos quintais, nas ruas ou mesmo nos arredores das cidades, tornam-se incômodos e desagradáveis.Devido ao apodrecimento, exalam mau cheiro, além de atrair moscas, mosquitos, baratas, ratos e outros parasitas, podendo tornar-se fontes e vetores de numerosas doenças transmissíveis ao homem, como: gastroenterite, disenteria, amebíase e bacilares, peste e tifo.
Cada indivíduo da comunidade deve participar da solução desse problema, cuidando adequadamente do lixo de sua casa e colocando-o em recipientes próprios.
Nas cidades, as autoridades municipais devem estabelecer normas quanto a recipientes, horários, transporte, etc, facilitando a coleta tanto para os carregadores como para a comunidade.

Controle de insetos e roedores

Uma casa bem construída e mantida em bom estado de conservação e limpeza tem mais possibilidades de ficar livre da presença de parasitas.
a) InsetosA colocação de telas nas portas e janelas podem ajudar a impedir a entrada de moscas e mosquitos, em casas situadas em regiões infestadas destes insetos.
Deve-se enterrar o lixo em valas, jogar fora ou guardar garrafas e latas emborcadas ou qualquer outro recipiente que possa abrigar insetos. Deve-se, também, secar poças d’água, pois estes as utilizam para procriarem-se.
b) RoedoresAs medidas de controle podem ser resumidas em três:• eliminação das fontes de alimentação dos roedores: proteção conveniente de alimentos e adequado destino do lixo;• eliminação dos locais de procriação e esconderijo: remoção de materiais que possam servir de abrigo aos roedores. Exemplo: caixotes, tábuas, canos, tijolos, pedras e outros. Se têm de ser guardados, deve-se conservá-los em estrados que estejam a pelo menos 40 cm do solo;• extinguir os roedores: uso de armadilhas (ratoeiras) ou iscas envenenadas. Ressaltando que é importante tomar-se todos o cuidado para que não ocorram acidentes com o homem e animais domésticos.

Alimentos

Os alimentos podem ser motivo de alterações da saúde por várias razões.
Mesmo entre pessoas de bom nível econômico, é freqüente a ocorrência de estados de carência alimentar provocados por ignorância ou maus hábitos de alimentação.
Alimentos estragados também causam alterações de saúde.Veículos de grande número de agentes patogênicos vivos, estes alimentos podem ter sido contaminados em virtude de deficiência na produção, manipulação ou conservação. Por essa razão, o saneamento nos serviços de alimentação é indispensável para o controle das doenças de origem alimentar. Se você não fizer a sua parte, o bicho vai pegar.O lixo que você joga em qualquer lugar vai parar na boca de ratos, baratas, escorpiões, moscas, mosquitos e formigas.
Mesmo não sendo causadores diretos de doenças, eles passam a carregar em seus corpos microorganismos que causam infecções.Por isso, para proteger a sua saúde e expulsar diversas doenças da sua casa, você precisa tomar alguns cuidados simples:• não jogue lixo em lotes vagos, ruas, bueiros, canaletas e redes de esgoto.• observe os dias e horários de coleta e coloque o lixo em sacos plásticos bem fechados, lembrando sempre de embrulhar com jornal os materiais cortantes.Fazendo assim, você estará cuidando da sua saúde e de toda a comunidade.












Não deixe os bichos soltos por aí.Mantenha a cidade limpa e a sua saúde protegida.

FUSOS HORARIO E ESCALAS


Fuso Horário


O planeta Terra possui uma forma esférica, por isso quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura. Na medida em que o movimento se realiza, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante. O planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários. O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário. Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta. O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora.


Cálculo aproximado[6]



O planeta Terra possui forma geóide[7] com circunferência de 360°, ou seja, para cada hora a fatia dividida terá 15°. A determinação dos fusos é determinada pelo meridiano 0 na cidade de Greenwich, próxima a Londres. Desta forma, de quinze e quinze graus à leste, os fusos são numerados positivamente (+1, +2, +3...+12) e a oeste negativamente (-1, -2, -3...-12).[8][9]
Para saber o horário de alguma cidade é necessário conhecer o meridiano que está e a posição em relação à Greenwich (leste ou oeste).[10] O cálculo é feito através da verificação dos fusos no mapa, subtraindo o menor do maior. E atentando para o jogo de sinais. Depois, deve ser somado esta diferença a hora legal se estiver a leste e subtraido caso esteja em oeste.[8]
(Fuso maior) - (Fuso menor) = Diferença de fusos hora legal

Principais siglas

GMT
Greenwich Mean Time
Tempo Médio de Greenwich
Refere-se à Greenwich, onde ficou definido por convenção, a base para cálculo internacional de horário.


ST
Standard Time
Tempo Padrão
Hora oficial em cada fuso horário.


DST
Daylight Saving Time ou Summer Time
Horário de verão
Alteração do horário de uma região, designado apenas durante uma porção do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso horário oficial local.


UTC
Universal Time Zone
Horário Universal, tempo civil
Os fusos horário são relativos a ele.


UT
Universal Time
Tempo Universal
Usado em astronomia, tem por base a rotação da Terra.


IAT
International Atomic Time
Tempo Atômico Internacional
Sua base são os relógios atômicos.


A.M./P.M.
Ante Meridian/Post Meridian (do latim)
Antes do meio dia/Após o meio dia
Usados em povos que consideram um ciclo de 12 horas.


HL
-Hora Legal
Hora oficial do país.
Escalas

As Escalas representam, de forma gráfica, um mapa e a realidade do espaço geográfico real, com isso os mapas podem utilizar duas escalas, numérica ou gráfica.
- Escala numérica: É representada em forma de fração 1/10.000 ou razão 1:10.000, isso significa que o valor do numerador é o do mapa e o denominado é o valor referente ao espaço real. Ex: 1:10.000, cada 1 cm no papel (mapa) corresponde a 10.000 cm no espaço real. -
Escala Gráfica: Representa de forma gráfica a escala numérica.
Cada unidade da escala, ou seja, 1 cm representa 50 km no espaço real. Assim como os mapas servem para localização e orientação, existem outros instrumentos, vamos analisar especificamente a Rosa dos ventos, conhecida como Pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários.

Pontos cardeais Norte (N) Sul (S) Leste (L) Oeste (O)

Pontos Colaterais Noroeste (NO) Nordeste (NE) Sudoeste (SO) Sudeste (SE)
Pontos Subcolaterais Norte-Nordeste (NNE) Norte-Noroeste (NNO) Leste-Nordeste (LNE) Leste-Sudeste (LSE) Sul-Sudeste (SSE) Sul-Sudoeste (SSO) Oeste-Sudoeste (OSO) Oeste-Noroeste (ONO)
Pontos intermediários: Sem notação específica é o ponto intermediário entre S (Sul) e SSO (Sul-Sudoeste), por

TIPOS DE ROCHAS E CARACTERISTICAS

Tipos de Rochas

Existem três tipos básicos de rochas e é muito importante saber reconhecê-las para entendermos como se formam os fósseis e onde será mais fácil encontrá-los.

Rochas Ígneas

O nome destas rochas vem do latim ignis (=fogo). Elas são formadas pelo resfriamento de uma massa de rocha derretida que existe no centro da Terra. Esta massa chama-se magma e ás vezes é expelida para a superfície soterrando o que quer que esteja em sua frente(como a lava dos vulcões, por exemplo) e acaba se resfriando e endurecendo (Extrusivas), outras vezes o magma acaba se solidificando no subterrâneo mesmo (Intrusivas). Como exemplos de rochas ígneas temos os basaltos, os granitos, o quartzo monasítico e a obsidiana. Quando um vulcão entra em erupção, lança grande quantidade de um material pulvirulento (em pó) chamado cinza vulcânica que, pelo seu peso, acaba por se depositar como uma camada densa de poeira. Como o magma fica um certo tempo a alta temperatura, ele normalmente destrói tudo que toca, entretanto às vezes um organismo pode ser preservado ao ser coberto pelas cinzas, como aconteceu na cidade de Pompéia no ano de 79 antes de Cristo. Esta cidade e sua vizinha Herculano, ficavam próximas a um vulcão que entrou em erupção lançando grande quantidade de cinzas que vieram a soterrar a cidade. Os animais e até mesmo as pessoas foram atingidas, sendo cobertas pelas cinzas e preservadas até hoje como se fossem estátuas.

Rochas Sedimentares

A palavra sedimentar tem sua origem no latin sedere (= acumular) e é uma referência ao seu processo de formação. Elas cobrem cerca de 2/3 da área dos continentes e a maior parte do fundo dos oceanos. Quando as rochas são atingidas pelos agentes do tempo como o vento, a chuva, o gelo, elas se desagregam, liberando pequenas partículas das rochas, ou se dissolvem e são carregadas pelas águas, pelo vento, ou pela gravidade, para outros locais mais baixos, como planícies,lagos, e mares. Ali estas partículas vão se acumulando em camadas (estratos)e vão se compactando formando arenitos e conglomerados. Quando a rocha está dissolvida na água, ela pode precipitar no fundo de mares, formando os calcáreos. Podemos classificar as rochas sedimentares em clásticas (do grego klastos = pedaços) quando são formadas por partículas ou fragmentos de outras rochas; e em não clásticas, formadas por diminutos cristais minerais ou matéria orgânica. É nessas rochas que a maioria dos fósseis foi encontrada, pois sua formação é mais delicada, não prejudicando tanto o material a ser fossilizado. Como exemplos de rochas sedimentares temos os calcáreos, os arenitos, os evaporitos, etc.

Rochas Metamórficas

A origem de seu nome também vem do grego (meta = mudança, morpho = forma). São formadas a partir de rochas ígneas ou sedimentares que foram modificadas em sua estrutura, textura ou composição pela ação de altas temperaturas, pressões, ou líquidos e gases que reajam quimicaqmente com a rocha original As modificações que uma rocha metamórfica sofrem, normalmente destroem os fósseis que poderiam estar em seu interior. Como exemplos deste tipo de rochas temos o xisto, o mármore, o filito, etc. Assim se voce quizer procurar um fóssil, voce deve começar procurando por locais que tenham rochas sedimentares. Lá voce terá mais chance de encontrá-los!

ciclo litolagico

TEXTOS SOBRE MEIO AMBIENTE

Hora do Planeta 2009

No dia 28 de março, centenas de milhares de pessoas em mais de 4 mil cidades em 88 países do mundo apagaram as luzes e deram seu voto pelo Planeta. O WWF-Brasil agradece o apoio das pessoas, cidades, empresas, organizações que tornaram tudo isso possível .Juntos mostramos para o mundo nosso voto pela resolução da crise climática global em um momento decisivo para o futuro do Planeta.
Rumo às negociações de Clima
Apagamos as luzes. Mas nosso trabalho ainda não terminou. Durante os próximos meses, os líderes mundiais vão decidir como vão enfrentar o desafio do aquecimento global. E todos nós, juntos, precisamos garantir que eles façam a coisa certa.Eles estarão reunidos na 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhagen, para discutir o novo acordo global de clima, em dezembro deste ano.Fique ligado, participe e divulgue as ações que ainda virão ao longo deste ano, por um acordo global de clima
MEIO AMBIENTE E A AMAZONIA



Uma investigação de 3 anos do Greenpeace revela como a parceria perversa entre a indústria do gado e o governo brasileiro estão resultando em mais desmatamento, trabalho escravo e invasão de terras indígenas.
Grandes marcas reconhecidas mundialmente, como Nike, Adidas, Timberland, Unilever e Carrefour parecem acreditar que seus produtos excluem matéria-prima da Amazônia. A investigação do Greenpeace expõe pela primeira vez como o consumo leviano de matéria-prima está alimentando o desmatamento e, consequentemente, o aquecimento global.
Amigos da natureza

Textos : O Meio Ambiente

Objetivos em torno do tema Meio Ambiente é possibilitar que as pessoas sejam capazes de:

o conhecer e compreender, de modo integrado e sistêmico, as noções básicas relacionadas ao meio ambiente;
o adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
o observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida;
o perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se critica-mente diante das condições ambientais de seu meio;
o compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia-a-dia;
o perceber, apreciar e valorizar a diversidade natural e sociocultural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural;
o identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
Canto a paz, Canto a Vida, Canto Verde!

YouTube - meio ambiente 5

YouTube - meio ambiente

YouTube - meio ambiente 4

YouTube - meio ambiente

YouTube - meio ambiente 3

YouTube - meio ambiente

YouTube - meio ambiente 2

YouTube - meio ambiente

YouTube - meio ambiente

YouTube - meio ambiente

terça-feira, 24 de março de 2009

Inclusão 23/03/09

Vamos salvar o planeta

No Brasil, estamos indo muito bem no sentido de unir esforços para salvar o nosso Planeta: as alianças, no centro de poder, já são uma realidade. Não tem mais ideologias divergentes. Agora, todas as alianças são feitas com um único objetivo: salvar o Planeta. Viva o Brasil, um exemplo de união. Já estamos preparados para mais essa ação global. O resultado prático disso é que já admitem cuidar da Amazônia. Já pensam em fazer até um plano. É isso aí.

“Ainda mais quando se sabe que nenhum país conseguirá diminuir drasticamente as emissões de dióxido de carbono (C02), o principal vilão do efeito estufa.” (VEJA, 30/12/2006, p. 140). Isso sim é animador. É a luz no fim do túnel. A humanidade, realmente envolvida num processo global de auto-salvamento. É isso aí.

Bom, se o homem, o vírus HIV da Terra, não é capaz, através de ação inversa, “diminuir drasticamente as emissões de CO2” principal componente do “‘peditu’ da humanidade’”, então quem poderá nos salvar?

Enganou-se quem pensou no Chapolim Colorado. Não é. É alguém mais experiente: o Professor Pardal. Isso mesmo, comprovem, com sua própria inteligência, a inteligência do Professor Pardal. Eis as suas soluções. Ah, antes de começar, gostaria de dizer que tudo que você ler a partir de agora é facilmente executável, sem problemas. Tudo será feito sem emitir nenhuma partícula do “‘peditu’ da humanidade’”. Tenha certeza que tudo será feito sem agravar o problema.

Bom, vamos às soluções: 1) Reflorestar toda a superfície desmatada da terra. 2) Obrigar os indivíduos a fabricar veículos que usem combustíveis menos poluentes. 3) Obrigar as empresas a utilizarem equipamentos de redução drástica de resíduos poluentes. 4) Em uma ação global, investir na educação de ricos e pobres, de todas a cores e credos. 5) Em outra ação global dotar a humanidade de saneamento básico. Custo aproximado: U$ 1.000.000.000.000,00 de dólares. Número de indivíduos atendidos: 6.000.000.000. Número de indivíduos envolvidos: 6.000.000.000. Tempo aproximado: 50 anos. A idéia do Professor Pardal é bem simples, veja se você concorda: se o homem fez tudo isso por falta de educação e condições de vida, a idéia é que com educação e condição de vida o homem faça tudo ao contrário. Isto é, economizar energia, economizar água, economizar madeira, economizar viagens, economizar lixo, economizar cara de pau, economizar armas, economizar guerras, gastar educação, gastar bons relacionamentos, gastar conhecimentos, gastar ações de prevenção...

Segundo o Professor Pardal, as suas soluções são impossíveis de serem praticadas. Só para exemplificar: ainda há países, cuja população não consegue matar um mosquito que causa dengue. Esse tipo de primariedade desestimula o nosso Professor. Aí eu pergunto: o que você acha? É possível de ser colocado em prática?

Há uma luz no fim do túnel. A humanidade já deu provas que a união faz a força e que unida vence qualquer obstáculo. Napoleon Hill, em seu livro A Lei do Triunfo, revela que na segunda Guerra Mundial “católicos, protestantes, judeus, pagãos, brancos, pretos e amarelos, todas as raças da Terra estavam representadas naqueles exércitos”. É a lei do esforço organizado. Taí, depois dessa, passo a acreditar que o Professor Pardal possa ter razão. O que você acha? Mais um pouco de Napoleon Hill: “Sob os horrores da guerra, grande massa da humanidade foi reduzida a um nível comum, onde todos lutavam ombro a ombro, lado a lado, sem indagar de tendências raciais ou crenças religiosas.” Será que teremos que chegar a esse ponto para começar nos mexer? Bom, conhecendo um pouco da minha espécie, creio que sim. E você? Concorda?

“Qualquer plano para abolir a guerra, para ter êxito, depende sobretudo da coordenação do esforço entre todas as igrejas e escolas do mundo para o deliberado propósito de fertilizar o espírito dos jovens com a idéia de abolição da guerra, de modo que a simples palavra ‘guerra’ lhes desperte pavor.” Essa é a receita de Napoleon Hill (1883-1970), para acabar com as Guerras. Agora, no século XXI, as igrejas e as escolas ganharam uma grande aliada para disseminar conhecimento: a mídia. Começo a acreditar que as complexas propostas do Professor Pardal possam ser possíveis e a Terra poderá ser salva.

Chega de histórias em quadrinhos. Vamos à realidade. Aqui sim, estão os 07 PLANOS PARA SALVAR O PLANETA (fonte: Veja do dia 30/12/2006), totalmente viáveis e eficazes. Vamos a elas:

01. TROCAR O CARVÃO POR ÁTOMO. A proposta é substituir 300 usinas termoelétricas atualmente planejadas no mundo por usina nucleares. Custo: U$ 480.000.000.000,00. Tempo: 50 anos.

02. ENTERRAR OS GASES TÓXICOS. A proposta é armazenar sob o solo todo o dióxido de carbono – gás que gera o efeito estufa. Custo: entre U$ 900.000.000.000,00 a U$ 1.800.000.000.000,00. Já em fase de testes.

03. COLOCAR REFLETORES DE CALOR EM ÓRBITA. Colocar no espaço trilhões de pequenos discos espelhados para desviar parte dos raios solares que atingem a Terra. Custo: U$ 3.000.000.000.000,00. Tempo: 25 anos.

04. PÔR UM GUARDA SOL NO ESPAÇO. Colocar em órbita um gigantesco escudo redondo para bloquear os raios solares em pontos escolhidos do planeta. Custo: U$ 5.500.000.000.000,00. tempo: 30 anos.

05. ESPALHAR ENXOFRE NA ATMOSFERA. Bloquear parte dos raios solares que chegam a Terra espalhando dióxido de enxofre (SO2) em forma de gás, na atmosfera, sendo levado por balões até uma altitude de 25 quilômetros do solo terrestre. Custo: Entre U$ 25.000.000.000,00 e 50.000.000.000,00. Tempo: 20 anos.

06. MULTIPLICAR O FITOPLÂNCTON. Adicionar ferro nos oceanos para ‘fertilizá-los’ e estimular o crescimento do fitoplâncton, conjunto de algas microscópicas. Custo: Entre U$ 10.000.000.000,00 e 100.000.000.000,00. Tempo: 3 anos.

07. COLOCAR MAIS ÁGUA NAS NUVENS. Pulverizar as nuvens sobre o oceano com gotículas de água salgada para aumentar a capacidade de refletir os raios solares evitando assim, a passagem desses raios. Custo: U$ 1.000.000.000,00. Tempo: 4 anos.

Confesso que estou muito confuso. Porém, não o suficiente para perceber o quanto o Professor Pardal está atrasado. Como é que ele pode acreditar que somente ações organizadas, coletivas e simultâneas de seres humanos (em extinção, assim como o urso polar e muitos outros), coisa que eles já fazem com muita propriedade e com resultados comprovados (aquecimento da Terra é só um deles)? E não tem ninguém coordenando isso. Imagine você quando o negócio ficar realmente organizado.

Não poderia ser diferente. Estamos na era do conhecimento, da tecnologia. Esse negócio de esforço é para as máquinas, os equipamentos, elaborados sob medida sem nenhum risco, para nos salvar e de quebra, salvar a Terra. Coitado do Professor Pardal, será que ele existe mesmo?

Como a matéria diz, é para uma situação de emergência, mesmo que tenham projetos para 3, 4, 20, 30 e até 50 anos.

É bom saber que estamos salvos. E o que é melhor, sem nenhum esforço organizado da humanidade. Poderemos, sem a menor culpar, continuar com os nossos maus hábitos. Afinal, a preservação da espécie já está garantida. Sinto muito Professor Pardal, suas idéias já estão ultrapassadas. Nada de sacrifícios individuais em prol do coletivo, mesmo numa situação como essa, onde a própria sobrevivência está em jogo. Você deve ter sido influenciado por Platão, por Marx, HEGEL, e muitos outros. Pura utopia.

Brincadeiras a parte, a situação deve ser mesmo grave, pois sinto na pele, essas variações climáticas. Desejo que todos os projetos, que deveriam ser idéias do Professor Pardal, se algum dia, forem executados, que surtam os efeitos esperados. O lamentável é que não há projetos onde os esforços concentrados de humanos para mudança do seu próprio comportamento seja a idéia central. Não consigo enxergar uma solução para esse problema sem o nosso comprometimento, em mudar hábitos, voluntário. O que há são esforços concentrados para mudança de comportamento para preservação sim, mas do problema de alterações climáticas, bem como seu agravamento, através do incentivo ao consumo. Atenção: a Terra não suportará ao nosso conforto.

Vou refletir muito sobre as palavras de Booker T. Washington: “Não há pessoa preguiçosa que esteja garantida na vida, quer seja rica ou pobre, branca ou preta, educada ou ignorante.”

Sabemos o que temos que fazer. Então, vamos fazer? Isso é MUDAR PARA VIVER MELHOR.


Região Norte

Sofre grande influencia da cultura indígena.
Pratos típicos: piracuru, caldeirada de tucunaré.
Danças: Carimbó e cirandas.
A principal atividade econômica é o extrativismo.
São explorados: borracha, castanha e madeiras.
A caça e a pesca são bastante praticadas, tem plantações de arroz, feijão e mandioca.
O maior centro comercial é Belém.


Região Nordeste

Segunda região mais povoada do Brasil.
Danças: Folguedos, bumba-meu-boi, congado, capoeira e maracatu.
Pratos típicos: Vatapá, carne-de-sol.
Cultiva-se principalmente a cana-de-açúcar.
A atividade econômica principal é pecuária.
Os principais rios são o Sao Francisco e Parnaíba.


Região Sudeste

É a mais desenvolvida das regiões.
Principal festa é a do Divino.
Pratos Típicos: Tutu de feijão, feijão tropeiro.
Os principais produtos agrícolas são soja, arroz, milho, feijão mandioca.
A avicultura é bem desenvolvida.
Os principais minerais explorados são ferro, manganês e ouro.
A região Sudeste concentra metade de toda a atividade industrial do Brasil.
As principais indústrias são:
Automobilísticas, petroquímicas, navais e siderúrgicas.
Exporta café, açúcar e sal.
As principais cidades históricas são: Ouro Preto, Mariana e Sabará.


Região Sul


É a menor em extensão territorial.
Formada pro três estados.
Povoada por imigrantes europeus: italianos, alemães, eslavos.
Festas: Festa da Uva e Nossa Senhora dos Navegantes.
Pratos Típicos: Churrasco, arroz-de-carretero, chimarrão.
A agricultura é a atividade econômica mais importante do Sul.
Cultiva a soja, café arroz e trigo.
É a região industrial mais importante.
Há duas refinarias de petróleo.


Região Centro-Oeste

Região pouco povoada.
Festas: Juninas, touradas e Lenda do Negrinho do Pastoreio.
Goiás e Mato Grosso são responsáveis pela maior parte da produção agrícola do Centro-Oeste. A indústria é pouco desenvolvida.
No extrativismo.é praticada a caça no Mato Grosso.
O maior centro turístico é Brasília.




terça-feira, 17 de fevereiro de 2009